Cinema

Morto Não Fala

Morto Não Fala foi, sem dúvida, o meu maior desafio profissional. Tínhamos 8 semanas para produzir 9 cadáveres, com uma verba bem limitada

Os cadáveres não eram simples, cada um tinha uma particularidade. Todos tinham que estar de olhos abertos e os mais complexos precisavam estar prontos para uma cenas de autópsia, do tipo abrir o peito e exibir o conteúdo ou recolocar o cérebro na cavidade craniana para costurar o couro cabeludo. Dois ainda precisavam de mecanismos para abrir e fechar a boca à distância.

Tínhamos que fazer muitos moldes de corpos e cabeças e precisamos ampliar o nosso espaço de trabalho para dar conta de tudo. 

O projeto era um pesadelo de logística: Uma parte do material para produzir os efeitos eu conseguia achar disponível no Brasil, mas o estoque era limitado. Uma outra parte significativa dos materiais eu tive que importar. Tive que elaborar uma agenda de confecção das peças de acordo com a chegada dos materiais pelo correio e a agenda dos atores (alguns com agenda bem complicada). Dependi de muita coisa dar certo e acontecer em tempo hábil, inclusive desembaraço alfandegário dos materiais. Coordenei tudo isso sozinho enquanto eu treinava uma equipe pequena e, em sua maioria, inexperientes com silicone.

Para conseguirmos ter as 8 semanas de confecção, tivemos que entregar os cadáveres aos poucos, já que as filmagens começaram antes disso. Eu não pude estar presente no set de filmagem porque os cadáveres foram feitos em São Paulo e as filmagens foram em Porto Alegre. Os cadáveres foram despachados de caminhão.

Muita coisa saiu fora do planejado, mas a gente trabalhou pesado e conseguiu finalizar.

De tudo, o que tivemos mais cuidado de fazer foram as cabeças. Todas tinham olhos de acrílico confeccionados especialmente e cabelos implantados fio a fio. Os detalhes de pintura permitiam filmar em close. Mas, depois de tanto trabalho, a pós produção horrenda da Quanta (ironicamente supervisionada por um ex chefe meu) estragou o rosto de todos os cadáveres, sobrepondo os rostos de silicone com um CGI muito mal feito e porcamente animado.. E foi por conta dessa pós que o filme demorou um tempo pra estrear e, quando finalmente saiu, eu estava morando fora do Brasil. E essa pós ganhou um prêmio, por incrível que pareça.